Postura

Você já parou para pensar como se levanta da cadeira?

Hoje vou falar sobre isso. Acredito que você não percebe como se levanta, seja de uma cadeira, banco ou sofá. É o que tenho escrito sempre, vale a pena nos sentirmos enquanto nos movemos.

Podemos nos sentir enquanto fazemos coisas, até mesmo quando estamos apenas pensando!

Quando levanto, tenho que levar o peso do meu tronco para os pés. Essa ideia faz sentido, Tenho que transferir o peso do meu tronco para todo o pé ao levantar. Apenas deixar os pés receberem o peso do corpo. Mas, não é tão óbvio quanto parece.

Comece a reparar como você se levanta. Provavelmente, notará que tensiona o tronco, principalmente as costas ao levantar. Temos a tendência de querer levantar com o tronco. E perceba também como você deve desencostar de onde está sentado e como peso do seu corpo cai apenas no calcanhar.

Quando vemos um idoso com dificuldades para levantar, geralmente é porque ele sempre teve hábitos pouco saudáveis durante a sua vida para levantar. Isso acontece porque o peso do corpo não é transferido para todo o pé quando ele levanta. Quando fica mais velho, mais sedentário, talvez acima do peso, ele não consegue levantar mais como antes.

Quando trabalho com idosos procuro lhes dar autonomia para levantar, subir escadas, coisas práticas do dia a dia. Imagino que todo mundo quer poder se mover sem ajuda de terceiros, mesmo mais velhos.

Então, o que tem que acontecer no corpo para que essa transferência seja feita? Primeiro você tem que ficar ereto, como conseguir. Torna-se mais fácil se levantar quando o nosso tronco está mais ereto, menos encolhido. Quando estamos encolhidos, achatamos a coluna.

Outra coisa, antes de levantar, aproxime o seu tronco para a ponta da cadeira. É a maneira mais fácil de distribuir o peso do corpo nos pés. Principalmente para levantar de um sofá baixo!

Esse vídeo mostra o que significa fazer com que o tronco entre em colapso e a partir dele, desenrole e fique ereto.

 E muito importante! Experimente essa transferência do sentado para em cima do pés sem pressa, antes de levantar de vez. Temos que realmente sentir que conseguimos estar com o peso do corpo distribuído pelos pés, do calcanhar aos dedos, parte de dentro e parte de fora, antes de esticar os joelhos.

 Por quê? Porque não notamos essas coisas, não sentimos que levantamos a parte da frente dos pés quando levantamos; e se, por acaso, não fazemos isso, talvez não consigamos sentir o peso do corpo nos pés, de fato, porque há lugares do corpo que ficam tensos ao mesmo tempo que levantamos.

Realmente, saboreie essas experiências, vale a pena! O que proponho é você mudar a sua atitude interna em relação a maneira com que você interage com o mundo.

Post anterior Próximo post

Você pode gostar também de