O Rolfing Integração Estrutural ajuda a quem?
– A todas as pessoas que querem se sentir melhor no seu corpo, na sua postura, no seu movimento. Em especial para aquelas que sofrem de dores na coluna devido a má postura. Também para as pessoas que sofrem de hérnia de disco porque, com o corpo mais alongado devido ao tratamento, a coluna fica menos comprimida.
– As pessoas que trabalham o dia todo, especialmente na mesma posição, submetendo-se a estresses, não têm tempo para se cuidarem fisicamente e sentem necessidade de mais alongamento e flexibilidade.
– Pessoas que passaram por cirurgias, acidentes, ou traumas, e portanto têm seus movimentos restritos e com muitas compensações.
– Atletas de ponta, e pessoas que se exercitam sempre, que querem treinar com mais eficiência, aumentar seu rendimento, evitar desgastes, e se recuperar de traumas mais rapidamente e com menos efeitos colaterais.
– Aqueles que desejam aumentar sua sensação de bem-estar, adquirindo maior autoconhecimento por meio do aumento da sua consciência corporal.
O que é Rolfing?
Rolfing Integração Estrutural é um método holístico de trabalho corporal criado pela bioquímica americana Dra. Ida P. Rolf. Na década de 1920, ela desenvolveu uma prática que mobilizava o tecido conjuntivo, a fáscia, levando ao bem estar e ao alívio de dores.
Dra. Rolf chamou a fáscia de “órgão da forma”. A fáscia é o tecido conjuntivo, também chamado de tecido conectivo, que envolve músculos e tendões, constitui ossos e ligamentos e contém órgãos (aquele tecido branco que cobre a carne que compramos no açougue). Se tirássemos todo o recheio que há no nosso corpo, sobraria uma grande teia tridimensional formada por esse tecido.
Quando devidamente estimulado, com o toque certo, o tecido se compõe de forma melhor, dando mais sustentação ao corpo. Passa-se a experimentar maior liberdade ao mover-se, sentindo alívio nas tensões das costas, ombros, pescoço – enfim, do corpo inteiro. Os movimentos serão mais eficientes porque músculos, tendões e ossos se organizarão melhor ao redor das articulações, minimizando desgastes articulares.