Hoje falo mais uma vez sobre termos que procurar manter o corpo mais equilibrado, com as articulações da coluna no seu posicionamento ideal.
Olhe esse desenho do perfil de um corpo de um homem, mostrando os órgãos internos do corpo. todo o resto da nossa forma, do nosso conteúdo, é deixado de lado. É outra forma de nos ver, apenas a parte de dentro.
Note que este corpo tem curvas. Essas curvas, se o corpo está equilibrado, são responsáveis pelo bom posicionamento dos órgãos.
Se os órgãos se mantém na sua posição ideal, melhor o diafragma, o músculo que nos ajuda a respirar, fará seu movimento correto em cima deles. A partir da coluna ereta os movimentos naturais do nosso corpo quando nos movimentamos no dia a dia, acontecem a maior parte das vezes sem compressões no corpo.
O diafragma separa o tronco na metade. Ele fica abaixo dos pulmões e coração. E se movimenta milhares de vezes por dia, em cima dos órgãos, quando respiramos, empurrando os órgão para baixo quando inspiramos.
Se mantenho meu corpo encurvado ou exagero os braços para trás, a maneira natural de descer dele muda. Isto ao longo do tempo altera o equilíbrio interno do corpo.
Olhe o risco preto formando um quase círculo em cima da figura. Imagine que a metade superior, seja o diafragma relaxando e subindo na expiração. A parte do círculo de baixo, mostra o movimento que ele faz ao descer. Olhe como ele desce bastante. E este movimento acontece milhares de vezes por dia!
Pense que este movimento em cima dos órgãos é importante, que significa que temos mais chances de manter a saúde deles ao longo dos anos, que o equilíbrio interno do corpo ficará melhor, enquanto mantivermos nossa coluna, nosso tronco ereto.
Reflita sobre isso! Ter um corpo equilibrado significa mais do que apenas ter uma boa postura!