ansiedade, equilíbrio do corpo, Rolfing e Movimento

O que fazer quando nos sentimos ansiosos?

No dia a dia, se nos sentimos ansiosos, ficamos com a respiração mais curta, aumentamos a tensão no nosso corpo. E nossa cabeça fica repleta de pensamentos que não nos dão trégua. O coração acompanha a respiração, bate mais rápido.

É uma sensação muito ruim. Nossos pensamentos, nosso corpo em aflição, não param.

Essa maneira de viver, muitos obrigações, no trabalho e em casa, é uma causa importante de nos sentirmos ansiosos. Dinheiro, a falta dele, contas chegando, tiram o sono de qualquer um. E inundam a nossa mente de pensamentos ruins.

Quero propor uma posição que descansa o corpo e o alonga. Uma meditação nas sensações do corpo, sem força, sem pensamentos. Isso pode ser conseguido, mas não conseguimos isso do dia para a noite. Precisamos praticar sempre!

Arranje uma cadeira, banco, qualquer coisa que você consiga colocar as pernas em cima, com os joelhos dobrados, deitado no chão. O ideal é conseguir um angulo de 90o nos joelhos e na bacia. Para descansar mais o corpo, sem interferências de tensões que atrapalhem esse momento.

Já acomodado no chão, em cima de um cobertor dobrado, para ficar com as costas mais confortáveis, feche os olhos e comece a imaginar que o seu corpo pode finalmente descansar um pouco nesta posição.

Concentre-se em imaginar que o seu corpo pode pesar cada vez mais. E continue sentindo o seu corpo pesar ao começar a notar a sua respiração. Como ela está? Se nos preocupamos em pesar o corpo nessa posição de descanso, a respiração se tornará mais tranquila.

Mas, o fundamental, o mais importante, é continuar a imaginar que a sua cabeça pesa, o seu tronco pesa, as suas pernas pesam. E notar que a respiração pode acontecer com as costas bem acomodadas, que a barriga, um pouquinho as costelas, podem se mexer a partir do peso do corpo.

Aproveite momentos assim. Faça isso todos os dias! Eu garanto a você que em alguns dias você começará a ter momentos que você estará se observando pesando seu corpo, respirando tranquilamente, com a cabeça vazia de pensamentos. Experimente!

Post anterior Próximo post

Você pode gostar também de