Quando digo enrolar a coluna, quero dizer estar ereto e começar pela cabeça, indo para a frente do tronco e enrolar parte por parte da coluna.
É comum não conseguir enrolar parte por parte da coluna. Mas podemos imaginar que fazemos isso. Nossa imaginação é a ferramenta ideal para que consigamos mudar!
Mas, para conseguir essa mudança, você deve ter paciência, experimentar com calma para que faça sentido. Se você fizer no automático, não terá a chance de enriquecer a maneira com que você se move.
Sente-se o mais ereto possível e descanse o corpo, sem entrar em colapso, sem encolher o corpo. De preferência, sem usar um encosto. Os pés devem estar em contato com o chão.
Em primeiro lugar, deixe somente a sua cabeça cair para a frente, e mantenha-se ereto. Uma parte do tronco também irá se inclinar. Sinta o peso da sua cabeça antes de fazer qualquer outro movimento.
E lembre-se: quando estamos sentados, conseguimos enrolar a coluna para a frente, sem o tronco ir para trás. O fato de estarmos sentados com os pés no chão, faz com que o tronco fique mais solto para se mover. Em pé, fica mais difícil
Agora, enrole um pouco mais para a frente, sempre sentindo a sua cabeça e que o peso dela o ajuda a levar o tronco à frente.
Enrole um pouco mais para a frente – ainda sem debruçar nas pernas. Imagine que você separa suas vértebras nas costas. Mesmo que lhe pareça que suas costas se movem em blocos.
Se conseguir ficar um pouco mais de enrolamento, ótimo, fique. Se não, simplesmente deite-se nas pernas e mantenha a cabeça pesada.
Se, no primeiro momento, você não conseguir fazer o movimento minuciosamente, ou seja, parte por parte da coluna, não desista: pratique! Com o tempo, você começará a perceber a diferença.
Tenha paciência e não caia no “automático” – aqueles momentos nos quais desencanamos e pulamos uma barreira física no corpo no momento que praticamos algo que não estamos acostumados. Pratique um tipo de observação tranquila dos movimentos do seu corpo.
Veja esse alongamento descansando o tronco nas pernas.
Nele escrevo somente sobre deitar o tronco em cima das pernas.
Vamos lá, dê esse passo! Quando cair a ficha, você entenderá que pode transformar muito o seu corpo. E essa descoberta nunca acaba!