Postura

Quanto tempo da sua vida você passa prendendo a barriga e nem percebe?

Achei legal escrever hoje sobre esse hábito que temos de manter a barriga presa o dia inteiro para parecermos mais magros. Muitos fazem isso há tanto tempo, tantos anos, que já nem percebem mais.

Quando prendemos a barriga, prendemos a coluna também. Vou exemplificar falando sobre o que acontece quando andamos com a barriga presa.

Primeiro, perceba o que acontece enquanto você anda. À medida que damos cada passo, os braços se alternam, assim como as pernas. Isso acontece porque o movimento das pernas cria um movimento no tronco, na coluna.

Agora ande percebendo se a sua barriga está contraída ou não. Se estiver, note como você a prende, sinta o que acontece com a parte da frente do seu corpo enquanto você anda com a barriga presa.

Há movimento no seu tronco em resposta ao movimento das pernas?

Caso a barriga esteja tencionada, esse movimento não será muito grande.

Agora ande com a barriga solta, sem deixar o seu tronco entrar em colapso. Sente melhor agora o movimento do tronco enquanto você anda? Provavelmente ele estará se movimentando um pouco mais, em harmonia com os pés. Repare também que, com a barriga relaxada, o movimento dos braços também fica um pouco mais livre.

Quando prendemos a barriga, fazemos com que o tronco fique preso à bacia. Assim, impedimos o movimento natural da coluna, que deveria se estender para o corpo todo quando andamos, e acabamos gerando tensões.

Além disso, não conseguimos respirar plenamente, pois ao contrair a barriga, impedimos o movimento natural das costelas quando respiramos. Nosso tronco fica engessado e impedimos uma melhor circulação de ar.

Experimente andar com a barriga solta, e se movimentar sem contrair a barriga. Isso ajuda a reduzir a tensão no corpo todo, e permitirá um movimento mais harmonioso. Como o nosso bem estar mental e físico se relacionam intimamente, a redução de tensões no corpo pode facilmente resultar em uma diminuição do nível geral de estresse.

Sempre que lembrar, observe se não está contraindo sua barriga por força do hábito. Para mudar, primeiro precisamos ter noção do que precisa ser transformado. Essa é a semente da mudança. Com bastante persistência para mudar esses hábitos, os resultados sem dúvida aparecerão!

Post anterior Próximo post

Você pode gostar também de

Chamar no WhatsApp!
1
Olá!
Olá,
Quer saber mais? Me chame!