Hoje escreverei sobre uma das coisas mais importantes que desejo ver no corpo de uma pessoa que vem ao meu espaço para fazer as sessões de Rolfing®: todas as partes do corpo mais próximas de um eixo central.
Veja a segunda foto deste homem, a que chamamos de “depois”. Ela mostra, de uma maneira bem evidente, seu corpo mais equilibrado. Vemos a cabeça melhor apoiada em cima dos ombros, o tronco descansando melhor em cima dos pés. E note como a barriga dele diminuiu.
Repare que a foto tirada antes das sessões mostra a cabeça dele projetada para a frente, o tronco em colapso. Depois de algumas sessões, esse homem pôde experimentar ficar de pé de uma maneira bem mais satisfatória!
Ficar de pé exige certa atitude interna em nós. Repare a forma como o corpo deste homem mudou, é a forma como ele se moverá no mundo. Pense o que significa ter um corpo mais equilibrado. Primeiro, e o mais importante, é ter menos chance da gravidade achatar esse corpo. Haverá mais chance dela fluir por ele, sem o comprimir.
Agora, olhe essa foto:
Essa moça, que tem uma estrutura diferente do homem acima, mostra na foto da esquerda que tem potencial para se alongar mais, apesar de mostrar um colapso no seu corpo de maneira diferente do homem acima. E, como o homem, ela se estica na foto depois.
Quanto melhor equilibramos todas as partes do corpo mais próximas de um eixo central, mais nos moveremos melhor. Basta olharmos essas fotos.
Pense nisso, não importa a atividade que você escolha. Você tem que se mexer, se alongar. Seja criativo em seus movimentos e experimente outros novos.
Não se mexer muito, sedentarismo, nos leva ao colapso no corpo. É como se o corpo apresentasse a forma do sedentarismo. Visualmente, um corpo curto, achatado.
Comece a se imaginar mais presente no espaço, mais consciente do seu corpo, sem muito esforço físico, enquanto está de pé. É uma questão de treino, criar uma rotina assim, é possível!
E tudo isso não tem nada a ver com pensar, é apenas buscar se sentir enquanto se move.