Alongamento

Deitar com as pernas contra a parede: um alongamento simples e ótimo para saúde do seu corpo.

Hoje eu vou explicar como fazer um alongamento extremamente simples, de 8 a 10 minutos, que pode ser praticado todos os dias.

Quando acordamos e começamos a nos mover – banheiro, café da manhã, crianças, trabalho em pé, trabalho no computador, compras, estudos – em geral, fazemos tudo isso no piloto automático, isto é, sem ter noção do que está acontecendo com o nosso corpo durante todas essas atividades.

Chega o meio do dia, ou o fim do dia, e com frequência algo no nosso corpo nos incomoda. Essa é a hora que começamos a prestar atenção nele, mas porque algo já não está bom.

Dez minutinhos diários de alongamento podem mudar a sua consciência corporal, e evitar esse tipo de desgaste. Vamos ao exercício, então!

Procure um cantinho na sua casa que tenha espaço para você apoiar seu tronco e cabeça na horizontal. (É preferível fazer esse exercício no chão mas, caso você não consiga achar espaço, uma cama que encoste diretamente na parede pode ser outra opção).

   

Deite no chão e encoste o bumbum na parede – as pernas também encostarão na parede, esticadas na vertical.

É possível que no começo você não tenha alongamento suficiente para apoiar a coluna totalmente no chão, para encostar a bunda na parede, as pernas inteiras contra a parede, ou tampouco o pescoço por inteiro no chão. Sem problemas! Isso mudará logo se você insistir na prática.

O importante desse exercício é permitir que a sua barriga, o seu peito, toda a parte da frente do seu corpo descanse de fato, que pese na direção da gravidade.

Tenha paciência, medite sobre a ideia de sentir o peso do seu corpo.

Com o tempo, se persistirmos nesse exercício, encostaremos nosso corpo mais completamente no chão porque ele começará a alongar, o pescoço ficará mais flexível e a cabeça mais alinhada com o resto da coluna.

É legal permanecer nesta posição de 8 a 10 minutos.

Por que?

Porque levamos um tempo para começar a descansar o corpo no chão. Simplesmente ficar deitado dessa forma é uma forma mais passiva de alongamento, sendo apenas necessário nos concentrarmos em sentir o peso do corpo.

VANTAGEM EXTRA:

Outra vantagem desse exercício é que ele pode ser usado também como uma pausa, um descanso das atribulações do dia a dia. Isso porque, para fazê-lo direito, é necessário concentração nas sensações do corpo, algo que naturalmente te fará desconectar dos problemas e estresses diários.

 É normal que demore alguns dias para sentir uma diferença no corpo.

Todo alongamento só é conquistado com paciência e persistência, trabalho de formiguinha.

Se você praticar quase todos os dias, você provavelmente notará dentro de duas semanas uma diferença na maneira que o seu corpo pesa no chão, e no seu alongamento em geral.

É o início de um aprendizado importante para uma melhor consciência corporal e uma mudança de hábitos!

Lembre-se, após realizar o exercício, compartilhe aqui no blog sua experiência.

Como você se sentiu?

Se tiver dúvida, deixe no comentário pois em breve responderei.

 

 

 

Próximo post

Você pode gostar também de