Rolfing e Movimento

A fáscia, um tecido onipresente no corpo!

Hoje quero apresentar um vídeo bem legal!

Mostra o trabalho de um osteopata francês que usa um endoscópio para filmar a fáscia abaixo da pele. Já falei um pouco dela: é a fáscia mais superficial que há e reveste todo o corpo, logo abaixo da pele.

É um vídeo inovador porque durante muito tempo acreditou-se que a fáscia não fosse importante (na maior parte dos livros de anatomia, o corpo humano aparece sem ela). E as imagens são lindas! Vale a pena ver o que acontece abaixo da nossa pele, abaixo dos nossos limites com o mundo. O vídeo não é longo e mostra como um toque adequado pode promover mudanças neste tecido!

Ele fala da Matriz Extracelular, que é a base da maioria dos tecidos do corpo, inclusive da fáscia. Pode ser fina e transparente como a córnea dos olhos ou muito densa, como um osso. Como uma receita de cozinha, pode-se tirar ou acrescentar ingredientes para fazer as diversas partes do corpo.

Note como há líquidos correndo pela fáscia. Imagine que isso acontece por todo corpo.

Esse profissional quer visualizar sob a pele os efeitos da mão de um osteopata na fáscia. Primeiro, ele mostra o que acontece com o tecido conjuntivo quando encostam um algodão na pele. Depois, quando ele encosta a mão na pele sem fins terapêuticos. Nos dois casos, mal se vê mudança no tecido. Em seguida, ele faz um tipo de massagem visando o alongamento do tecido conjuntivo. Nesse caso, podemos ver uma mudança grande no tecido.

Se o Rolfista® trabalhar assim, a pessoa que recebe o trabalho se transforma pelas mãos dele.

Vale a pena você experimentar esse trabalho!

Post anterior Próximo post

Você pode gostar também de

Chamar no WhatsApp!
1
Olá!
Olá,
Quer saber mais? Me chame!