Ter flexibilidade na coluna significa ser flexível em todo o tronco!
Para termos flexibilidade na coluna, precisamos que o tronco esteja flexível também. Eu sei que parece óbvio o que escrevo, mas não vejo, no geral, as pessoas pensando nisso, fazendo isso.
É comum separarmos a parte da frente do corpo da parte das costas. Aliás, se tornou comum há anos separar em compartimentos o corpo todo. Pense nisso! Comece a se mexer, percebendo-se, realmente, inteiro nos seus movimentos.
Quando temos flexibilidade na coluna, o tronco fica naturalmente ereto. Se a coluna estiver realmente ereta, a posição da bacia em relação às pernas e ao tronco, fica bem posicionada também.
Neste vídeo, mostro como a partir da bacia, bem posicionada, o tronco pode ficar ereto, naturalmente ereto.
Mas voltemos à flexibilidade da coluna.
Quando a coluna fica ereta, de fato, os braços ficam bem posicionados nos ombros, e as pernas e a coxa se encaixam melhor na bacia.
Isso faz sentido para você? Pense!
Ter flexibilidade na coluna e no tronco significa flexibilidade do tronco inteiro. Significa articulações que têm um bom funcionamento. E todos os tecidos em volta dessas articulações se movem adequadamente também.
Isso tudo faz com que o corpo fique mais solto por inteiro. É uma outra maneira de viver o dia a dia, com menos tensões no corpo.
No vídeo abaixo, sugiro alguns movimentos que podem ser feitos quando estamos sentados. Movimentos simples, que mobilizam o tronco, usando os braços.
Você não precisa fazer exatamente como mostro, como proponho. Você pode fazer da sua forma. Colocar o braço para cima ou para baixo, e ir para qualquer direção.
Pode ser uma torção para qualquer lado. Mas, para trás, funciona melhor sem os braços ou com o braço para baixo, perto da bacia.
Experimente! Mesmo que você não queira fazer exercícios, se manter em movimento, pode ajudá-lo a passar a vida com o corpo se movendo melhor!