ATM articulação temporomandibular
equilíbrio do corpo, Postura, Rolfing e Movimento

A ATM deve ser livre!

Hoje escrevo sobre a ATM, articulação temporomandibular. A nossa mandíbula se articulando com o osso temporal do nosso crânio. Um osso na lateral dos nossos olhos.

É comum apertarmos a ATM sem perceber que fazemos isto.

Acordamos e nos damos conta que passamos a noite apertando a boca. Durante o dia pode acontecer o mesmo, sem repararmos.

Quando isto acontece, embutimos a mandíbula na cabeça! A musculatura usada para fechar a boca é muito forte, pode-se apertar a boca com muita força. E ao mesmo tempo que fechamos a boca, contraímos mais partes do corpo. Acontece junto, não é apenas a boca que é contraída.

Às vezes são os ombros que estão sempre levantados, a barriga que aperta, o finalzinho da coluna. Ou uma certo apertar meio geral pelo corpo.

O problema é que limitamos os movimentos do corpo ao fazer isto!

Experimente abrir, como num bocejo grande, apenas um lado da ATM. Apenas um lado da boca por 8, 10 segundos. Mas, faça de maneira gostosa, sem escancarar com excesso de tensão. Faça aproveitando cada segundo para devagar aumentar o alongamento de um dos lados.

Depois, ande pelo ambiente de maneira normal, como no seu dia a dia. Perceba a diferença entre os dois lados. Não pense, apenas perceba os movimentos do seu corpo. Provavelmente você sentirá mais liberdade do lado que você deu a alongada.

Agora, para que você seja capaz de perceber que vive meio tenso, é preciso que você coloque na sua rotina alguns momentos de meditação tranquila, apenas percebendo o seu corpo. Você pode deitar de barriga para cima, simplesmente. Ou mesmo com as pernas apoiadas num banco.

Este link leva para um texto que mostro uma posição bem legal para ter momentos tranquilos.

Você pode escolher o que for mais simples para você. Mas, o importante é aprender a ter momentos vazios de pensamentos. Conseguimos isto com a prática.

Esta rotina faz com que aumentemos as áreas de percepção do corpo. É como um quebra-cabeças! As peças vão sendo encaixadas! E essas coisas, como apertar a boca, começam a ser percebidas. É o primeiro passo para a transformação!

Tente! Pratique! Vale a pena experimentar essas mudanças! Elas levam a percepção do corpo centrado!

Post anterior Próximo post

Você pode gostar também de

Chamar no WhatsApp!
1
Olá!
Olá,
Quer saber mais? Me chame!