O texto abaixo é uma livre tradução de um texto de uma Rolfista® americana chamado Shiloh Butki. Ela escreve sobre a fáscia, a forma menos densa do tecido conjuntivo.
Neste texto abaixo, Butki considera a fáscia o próprio tecido conjuntivo. Uma tendência das pessoas que falam sobre tecido conjuntivo e o pesquisam.
A Fáscia do Corpo: dá forma e reforma.
Esta palavra, fáscia, tem recebido bastante atenção nos últimos anos. Há, inclusive, um congresso internacional anual para mostrar toda nova pesquisa sobre a fáscia (FasciaCongress.org).
Ela pode ser densa ou bem esparsa. E pode ser bastante resistente. Chamada de “órgão da postura”, ela nos mantém em pé.
A fáscia dá a forma do corpo. Ela cobre tudo: nervos, músculos. órgãos e vasos sanguíneos. Está na coluna envolvendo a medula. Forma até ossos e tendões, e permite que seus músculos se movam independentemente uns dos outros.
Ela também nos reforma, respondendo a estresses. Ela pode endurecer, engrossar em partes que dão suporte ao corpo ou partes que se submetem a esforços.
Mas isso pode limitar movimentos quando o corpo é submetido a estresses inadequados, causando dores e tensões no corpo.
O Rolfing® é uma terapia que tenta restabelecer a boa postura liberando restrições fasciais. Faz com que os movimentos do corpo fiquem mais fáceis, alivia dores. Também pode prover uma melhor mobilidade do corpo e saúde física.