Hoje quero sugerir a você uma pequena sequência de alongamentos para você fazer durante o dia. Eles são relativamente fáceis de fazer. Com paciência você tomara gosto por se alongar.
É simples, basta ter uma cadeira ou um banco.
Se você trabalha sentado, é só continuar sentado. Se não, sente-se. Tente não usar o encosto.
Para diminuir a rotação do corpo, fique dois minutos descansando a sua face Fique ereto como for possível.
Agora feche os olhos e deixe seus olhos e o seu rosto descansarem. Você pode abrir e fechar a sua boca suavemente, fazendo movimentos pequenos. Note que isso acalma o corpo todo. Esse texto fala um pouco mais sobre isso.
O que falei acima, neste caso, é uma preparação para entender um pouco que temos que mudar a nossa atitude interna para fazer movimentos com qualidade.
Eu sei que pode parecer vago pedir a você que descanse sua face, seus olhos, seu corpo… mas use a sua imaginação. Com calma, aprenda a perceber quando seu corpo fica menos tenso.
Depois dessa preparação, enrole seu tronco para a frente até descansar nas pernas. E deixe a cabeça pendurada. Se a sua barriga estiver tensa, se o seu peito estiver tenso, será mais difícil alongar as costas.
Quando temos tensão em excesso na parte da frente do corpo, as costas se mexem em grandes blocos. E as articulações da coluna perdem a possibilidade de se movimentar localmente.
Não é preciso ficar muito tempo nesta posição. Só acostume-se a descansar seu tronco com frequência. Isso irá ajudá-lo ou ajudá-la a manter a sua coluna mais saudável com o passar dos anos. Pense nisso como um alongamento para sua coluna.
Agora, a partir dessa posição, sentado com o tronco deitado em cima das pernas, vamos alongar a parte de trás das pernas.
Coloque as suas mãos apoiadas inteiras no chão. O seu tronco continuará onde está. Sem pressa, desencoste da cadeira e apoie-se no chão e nos pés. Sua bacia continuará quase encostando na cadeira. Os seus joelhos estarão bem dobrados. Note como que é fácil sentir o peso do corpo nos pés nessa posição.
Devagar, empurre o chão sem muita força e comece a esticar as pernas. Mesmo que o movimento seja bem pequeno, você sentirá o alongamento. Nesse texto falo sobre essa posição.
Se você não está acostumado a deixar a cabeça para baixo, pode ser que incomode ou dê tontura, volte à posição ereta; mas é uma questão de costume. Experimente!