Postura, Rolfing e Movimento

PARTE 2. – Você já parou para pensar que podemos andar de maneira mais eficiente?

Podemos andar de maneira mais eficiente, precisamos apenas mudar alguns velhos hábitos!

Não é simples mudar nosso modo de se mover da noite para o dia. Realmente, requer que exercitemos, e precisamos nos sentir mais para poder perceber movimentos que fazemos e que não são adequados para o corpo.

Na parte 1 deste texto sugeri que você começasse a perceber mais como anda no dia a dia. Espero ter feito você pensar um pouco sobre isso!

Também falei sobre você experimentar articular mais seus pés a cada passo, sem muita reflexão, apenas andando e sentindo o movimento.

Quando realmente articulamos os pés, desencadeamos no corpo movimentos coordenados, que passam da coluna até a cabeça.

Não é tão simples, mas basta que exercitemos isso com frequência. Sempre repito: Com paciência, mudamos.

 Para andar, primeiro fique ereto e sem fazer muito esforço. Se segurar a barriga, o peito, ou outro pedaço do corpo para andar, a sua coluna perderá o movimento contralateral, natural, que acontece quando alternamos as passadas.

Lembre-se: Confundimos soltar o corpo com entrar em colapso, desabar no troco. Podemos ficar eretos usando apenas o necessário para fazer isso. Tendemos a contrair pedaços demais do corpo.

 Uma maneira de conseguir articular os pés é deixar o calcanhar da perna de trás ficar o máximo que der no chão, antes que o pé saia do chão.

Importante: Você tem que fazer isso sem pensar muito. Apenas deixe o seu calcanhar ficar o que der no chão antes de sair dele.

Se pensamos demais acrescentamos muitas variáveis ao movimento.

 Se o calcanhar ficar mais tempo no chão, normalmente a perna de trás se estica, ou quase.

 Reflita sobre andar de maneira mais eficiente. Ao fazer isso, você, aos poucos, começará a sentir que o seu corpo todo pode se mover. Depois leia esse texto sobre ficar em pé em cima das duas pernas.

Quanto mais conseguimos mover o corpo de maneira harmoniosa – sem partes se movendo em demasia, e outras sem se mover –, mais teremos articulações saudáveis.

Falta de movimento faz com que os tecidos do corpo comecem a endurecer. Se a articulação do corpo está se movendo corretamente, ela se manterá hidratada, com os tecidos que a envolvem deslizando entre si, da maneira ideal.

Pense:

Por que não experimentar se mover com mais liberdade?

Por que não pensar que é possível envelhecer com o corpo saudável?

Post anterior Próximo post

Você pode gostar também de

Chamar no WhatsApp!
1
Olá!
Olá,
Quer saber mais? Me chame!