Já mostrei como usar o computador sentado em uma cadeira com encosto em texto e em vídeo. Veja o vídeo para assimilar a postura melhor, mas não deixe de ler o texto porque ele contém informações complementares.
julho 2017
Gostaria de falar um pouco sobre o que significa sentir o corpo no nosso dia a dia e alguns hábitos que nos impedem de fazer isso. Nesse texto, vou falar especialmente sobre os olhos.
É comum estarmos com os olhos arregalados e não percebermos. Observe pessoas conversando com outras próximas a elas, pessoas cansadas, ou aquelas imersas no computador com a cabeça projetada em direção à tela. Nessas ocasiões e em outras, mantemos os olhos arregalados sem consciência disso.
Aqui está mais um exercício de alongamento. Este serve de complemento ao de galgar a parede com as pernas (veja aqui novamente).
Depois de alongar as pernas passivamente contra a parede (leia aqui) e galgar a parede com as pernas (leia aqui), vamos pegar os pés. É importante ter feito os dois primeiros exercícios porque precisamos de um tempinho para perceber nosso corpo mais solto. Sem os exercícios iniciais, pegar nos pés de uma forma relaxante pode ser um pouco mais difícil por causa das tensões costumeiras do corpo.
Achei legal escrever hoje sobre esse hábito que temos de manter a barriga presa o dia inteiro para parecermos mais magros. Muitos fazem isso há tanto tempo, tantos anos, que já nem percebem mais.
Quando prendemos a barriga, prendemos a coluna também. Vou exemplificar falando sobre o que acontece quando andamos com a barriga presa.
Depois daqueles dez minutinhos com as pernas contra a parede, você ficará melhor preparado para começar a se alongar mais ativamente.
Então vamos a partir dessa mesma posição alongar um pouco mais as costas?
Veja no vídeo uma das várias formas de se trabalhar na coluna de alguém numa sessão de Rolfing.
Se você quiser saber mais sobre as sessões de Rolfing deixe sua pergunta abaixo que logo responderei.